quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O SANTO PROTETOR DOS MÚSICOS - SÃO FILOMENO

( CLICK 2X AMPLIAR FOTO )

Como estamos proximos da abertura do 1º SARAU com Música e Poesia, tive a curiosidade de pesquisar quanto o santo protetor dos músicos.

Quando tive a alegria de assistir o filme "O PALHAÇO", onde percebi uma cena que me chamou minha atenção sobre uma imagem do "São Filomeno". Descobri este santo quando assistia o filme.

A fotinha logo acima é uma imagem de São Filomeno na cena do filme.

Quem foi este santo, me perguntei? Santo protetor dos músicos, palhaços e comediantes, ele era um palhaço que virou santo. Por isso, deu vontade de citar o filme onde há uma pequena cena que dá enfoque ao santo.

( CENA DO FILME - SÃO FILOMENO )
http://blog.opalhacofilme.com.br/2011/06/sao-filomeno/

SÃO FILOMENO ( São Genésio de Roma )

São Filomeno é o santo protetor dos músicos, dos comediantes e dos palhaços. Contamos com a proteção dele durante todo o processo de pesquisa, filmagem (como vocês podem ver acima, numa cena do filme) e finalização. Hoje vamos contar um pouco mais sobre a história de Philemon, o palhaço que virou Santo.

Corria o ano de 287 da era Cristã. O Imperador Diocleciano decretou que todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Um cristão rico e pragmático, querendo se dar bem com Deus, resolveu contratar o maior dos stupidus, Philemon, o melhor dos imitadores, para apresentar uma farsa em seu lugar: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. Philemon, o Palhaço, se disfarçou e, na hora de dar início ao ritual, surpreendeu a todos dizendo: – Não o farei! A platéia, então, o reconhece. 


– É Philemon, o stupidus! O templo todo cai em gargalhada com a peripércia do palhaço. Mas aquilo não era uma piada. Philemon havia se convertido. Acreditando em um Deus único, gritava que jamais homenagearia falsos deuses. Ele é martirizado e executado. Tempos depois, vira São Filomeno, santo e mártir da Igreja Católica, protetor dos músicos, comediantes e palhaços, e é festejado no dia 1º de novembro. Viva São Filomeno!

CONFIRA O BLOG COM REFERENCIA AO FILME:
http://blog.opalhacofilme.com.br/

2 comentários:

  1. eu descobri esse santo no filme o palhaço tbm !!

    ResponderExcluir
  2. fiquei muito feliz em saber que são filomeno e protetor dos musicos

    ResponderExcluir