segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CARLOS DRUMNOND DE ANDRADE - NO 3º SARAU: POESIA E DANÇA

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - NO 3º SARAU: POESIA E DANÇA

No 3º Sarau os sarauzeiros vao ter a oportunidade de recitar ou declamar os poemas do poeta Carlos Drummond de Andrade. Atraves do livro de poesias Antologia Poetica, livro do acervo da Biblioteca Padre José Calvi.

Segue abaixo mais informações do livro que sera utilizado na noite do sarau.


Titulo: ANTOLOGIA POETICA
Autor: ANDRADE, CARLOS DRUMMOND DE
Editora: RECORD

Assunto: LITERATURA BRASILEIRA - POESIA

Dividido em nove partes, que correspondem a diferentes universos temáticos definidos pelo próprio autor, o livro oferece uma visão geral da criação de Carlos Drummond de Andrade desde sua estréia até o início da década de 1960

Organizada pelo próprio Carlos Drummond de Andrade e publicada em 1962, a Antologia Poética reúne textos que originalmente saíram em diversos livros. A obra foi dividida pelo autor em nove partes, cada uma correspondente a um universo temático específico. São as seguintes: um eu todo retorcido; uma província: esta; a família que me dei; cantar de amigos; na praça de convites; amar-amaro; poesia contemplada; uma, duas argolinhas; tentativa de exploração e de interpretação do estar-no-mundo.

Em 1962, Carlos Drummond de Andrade selecionou poemas para a edição de sua Antologia poética; no prefácio, o próprio poeta explica o critério de seleção e divide os poemas escolhidos em nove grupos com "certas características, preocupações e tendências" que condicionam ou definem o conjunto de sua obra. Transcrevemos, a seguir, um trecho do prefácio( os poemas entre parênteses é grifo nosso):

Drummond não teve em mira, propriamente, selecionar poemas pela qualidade, nem pelas fases que acaso se observem em sua carreira poética. Encontramos assim, como pontos de partida ou matéria de poesia:


1 - O Indivíduo: O eterno conflito entre o eu e o social.
2 - A terra natal: Itabira saudades e vivências.
3 - A família: Itabira e vivências íntimas do menino.
4 - Amigos: Homenagem aos amigos reais ou intelectuais.
5 - O choque social: A violência humana.
6 - O conhecimento amoroso: O amor altruísta (como só ele poderia   

     existir).
7 - A própria poesia: metalinguagem.
8 - Exercícios lúdicos: A conseqüência do amar e desamar.
9 - Uma visão, ou tentativa de, a existência: O estar no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário