terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

                        ( CLICK 2X FOTO AMPLIAR )

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

Amanhã dia 5 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado, data criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

Quero agradecer a todos os Jovens PJ Voluntários e colaboradores da Biblioteca Comunitária “ Padre José Calvi ".

Durante os anos de 2007 a 2012, dedicaram uma parte do seu tempo, 1 ou 2 horas, participando nas Ações e Projetos Educativos ( Livro Livre ) e Culturais ( Sarau ), em todos os Café(s) que foram realizados, catalogando livros, representando na comunidade e Região e outras atividades na Biblioteca (Ufa!).

Na Vontade de trabalhar e dedicar algum tempo a favor dos outros, em prol de uma causa.

Quando vocês doaram um tempo voluntariamente neste cinco anos, acreditem que esse tempo foi essencial para a construção de um mundo melhor.

Continuemos a estender as mãos ao próximo, ao semelhante, nunca esquecendo que é um ato que exige primeiro coragem, ou seja, disposição em se comprometer, em doar seu tempo,  seu talento, sua generosidade, que também pode ser entendida como real solidariedade, aquela que não espera nada em troca, que enfrentemos nossa própria fraqueza.

O ato voluntário, por isso, é antes de tudo - um ato impensado, mas não impensado no sentido de não refletir (ao contrário! Exige de nós muita reflexão e equilíbrio interior), mas impensado no sentido de se lançar.

Como quem diante de uma grande onda, ao invés de recuar, mergulha.

Para o Ano de 2013 solicito os/as jovens PJ Voluntários a renovarem seu compromisso para doarem sua energia e sua generosidade, com o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum.

Ter compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade. Nos mobilizar para causas de interesse Educacional, Cultural, Social, Vocacional e Comunitária.  Estabelecer laços de solidariedade e confiança mútua quando nos reunimos em nossos CAFÉ(s).

Os frutos que foram surgindo desde 2007, benefícios que foram criados para as pessoas com quem o/a voluntário/a se relaciona, para a comunidade e a sociedade como um todo, é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido.

Desta forma solicito a todos a convidarem outros jovens a participar dos "novos" Projetos e Ações para 2013. ( Social e Vocacional ) Para doar 1 ou 2 horas do seu tempo e conhecimentos, realizar um trabalho gerado pela energia do impulso solidário, atender às necessidades do próximo.

É fundamental a doação de tempo e esforço como resposta, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa. Conto com vocês para o ano de 2013. Até lá !!!

Parabéns a todos os voluntários, que assim como nós …. vê o desejo e a necessidade de contribuir para um mundo melhor !!!!!!!!!!!

Benjamim PJ
Assessor da Pastoral da Juventude - PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário