terça-feira, 18 de junho de 2013

FILME: TIROS EM RUANDA “SHOTTTING DOGS”

( CLICK 2X FOTO AMPLIAR )

FILME: TIROS EM RUANDA “SHOTTTING DOGS”

Procuro identificar em minhas pesquisas e estudos todas as formas de exemplificar a importância do voluntariado em suas ações aonde estiver. Assim apresento dois personagem do filme: TIROS EM RUANDA “Shotting Dogs”.

No cenário do filme, somos apresentados ao caridoso padre inglês Christopher (John Hurt) que cuida de uma escola, que recebe voluntários, como o jovem professor Joe Connor (Hugh Dancy).

 Padre inglês Christopher (John Hurt) e voluntario Joe Connor (Hugh Dancy)

John Hurt faz um trabalho brilhante interpretando o padre Christopher - um homem que insiste em tentar encontrar uma razão divina no meio de todo o horror. O voluntário e professor (Hugh Dancy) também é um personagem singular cujo emocial começa a desmorar quando percebe que não há solução para tudo aquilo.

"Tiros em Ruanda" é baseado na guerra civil entre as etnias rivais Hutu e Tutsi que assolou o país africano na década de 90. A guerra terminou em genocídio quando mais de 800.000 pessoas da etnia Tutsi foram assassinadas de maneira brutal pelos Hutu, que acreditavam que Deus estava do seu lado.

Alguns deles se refugiam em uma escola da ONU gerenciada pelo padre Christopher (John Hurt) e o voluntario e professor Joe Connor (Hugh Dancy) na capital Kigali. As esperanças deles desparecerem quando a ONU decide não intervir no conflito, abandonando os milhares de inocentes que procuraram asilo na escola e tirando de Ruanda apenas as pessoas brancas e a imprensa.

cena do voluntario ameaçado pela milicia Hutu

O título original “Shotting Dogs” (Atirando em Cães) se refere a uma frase dita pela oficial da ONU responsável pela segurança na escola, numa cena que explica bem o absurdo da situação.

Ah, convido você assistir o filme, vale a pena, antes ou depois do Hotel Ruanda. Assim refletir qual seria o seu comportamento e ação quanto a ser (supostamente) voluntario/a diante do que ocorria na escola?

FONTE:

Uma produção inglesa da BBC Films, Tiros em Ruanda aborda a discussão também promovida em outra película, Hotel Ruanda, mas de forma híbrida e muito mais real e sensível. Seu roteiro recupera o genocídio ocorrido em 1994 naquele país e, sob a ignorância da ONU, que preferiu fingir não perceber o que acontecia. A luta foi étnica, entre os Tutsis e os Hutus, e quem perdeu foi a humanidade.

FICHA TÉCNICA

Elenco
Dominique Horwitz
Hugh Dancy
John Hurt

Título Original: Shooting Dogs
Origem: Alemanha, Reino Unido
Cor
Gênero: Drama
Duração: 115
Ano: 2005
Direção: Michael Caton-Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário